- Ano: 2017
-
Fotografias:Rafael Gamo, Matthew Williams
-
Fabricantes: Dornbracht, Acor, Alape, Benjamin Moore, Bosch, Carrara marble, Duravit, Ikea, Jeffery Court, Liebherr, Sawkill Lumber / Flooring, Stucco, Subzero/Wolf, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários desta estreita casa de 3,4 metros de largura no Brookyn de Nova York (EUA), foram confrontados com um enigma que muitas famílias jovens enfrentam: a opção de sacrificar a localização pelo espaço. Depois de viver na casa por oito anos, o casal - um arquiteto e uma designer de jóias - optaram por expandir para abrir espaço para os dois filhos e permanecer no bairro do Brooklyn que eles passaram a admirar. A casa original tinha dois pavimentos e 304,8 m², foi completamente demolida e reconstruída com quatro pavimentos, adicionando um dormitório no último pavimento e construindo um novo espaço no subsolo.
A largura estreita da casa exigiu que o projeto fizesse uso eficiente mas ainda simples do espaço, onde cada centímetro era importante. O posicionamento preciso de paredes, portas e janelas era crucial uma vez que cada pavimento tinha seu propósito. O pavimento mais inferior serve como nova entrada, armazenamento, lavanderia e áreas mecânicas. O pavimento térreo é um espaço contínuo de convívio com a sala de estar, de jantar, cozinha e biblioteca abertos aos jardins frontais e posterior. Já o primeiro pavimento abriga os quartos das crianças e um banheiro com duas pias, e o último pavimento é onde está a suíte principal e varanda.
Uma elegante escada metálica reposicionada na parte sul da parede de alvenaria conecta a casa verticalmente e traz mais luz ar e vistas para dentro do edifício. Os materiais da casa são modestos, naturais e despretensiosos: o caráter cru do aço inacabado e as qualidades da madeira são justapostos com o refinamento simples de mármores de carrara e telhas hexagonais de cerâmica. O resultado é uma casa que não é apenas maior, mas sobretudo com mais vida.